Coordenador : Bruno Roberto Campanella
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389781.2199.128992.17022023
Departamento/Setor: GEC
Área Temática : Comunicação
Tipo: Programa
Publico Alvo : O programa de extensão universitária visa realizar uma série de atividades relacionadas ao audiovisual. Ele oferecerá apoio e orientação a projetos de produção audiovisual dos alunos de graduação do Departamento de Estudos Culturais e Mídia. Além disso, o programa organizará eventos e cursos de extensão que abordarão tanto aspectos técnicos quanto críticos da produção em linguagens midiáticas. Essas atividades terão o apoio de diversos professores do departamento, assim como de instituições acadêmicas e não acadêmicas que já estão contribuindo para o estudo e produção audiovisual. O programa também inclui ações abertas à comunidade, como oficinas, palestras e cursos gratuitos, que visam especialmente estudantes do ensino médio e jovens universitários interessados em refletir e trabalhar com produtos audiovisuais. Estas atividades serão supervisionadas por membros docentes envolvidos no eixo de pesquisa em questão.
Local de atuação: Departamento de Estudos Culturais e Mídia, Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), Universidade Federal Fluminense.
Objetivo
I- Desenvolver a capacidade de planejamento, criação e gestão de produtos audiovisuais do corpo discente; II- Melhorar as relações de intercâmbio entre o curso de Estudos de Mídia e a sociedade, por meio de cursos, palestras, oficinas e outras atividades; III- Criar ligações entre a academia e o mercado, por meio do diálogo com insituições ligadas à indústria do audiovisual, que possibilitem a troca de conhecimento e recursos humanos entre essas diferentes instâncias; IV- Instigar a reflexão crítica dos alunos do Curso de Estudos de Mídia acerca da produção audiovisual contemporânea, desenvolvendo uma compreensão profunda das nuances socioculturais que cercam este modelo de produção midiática; V– Capacitar os discentes a identificar e entender a impacto da desinformação via o audiovisual na sociedade. VI - Oferecer apoio ao corpo docente do curso de Estudos de Mídia, ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e a outras instâncias da UFF em suas demandas por apoio na produção audiovisual.
Resumo
O Programa de Extensão Telas tem como objetivo capacitar os estudantes na produção e análise crítica de conteúdo audiovisual, preparando-os para atuarem de forma consciente no mercado audiovisual. Além de desenvolver as habilidades dos alunos, o programa busca ampliar a compreensão dos desafios inerentes à produção de material audiovisual na era digital, onde a quantidade de informação disponível é vasta e, em muitos casos, desprovida de fundamento. É essencial que os futuros profissionais da área estejam aptos a reconhecer e produzir conteúdo de qualidade, evitando a propagação de desinformação e garantindo uma postura responsável no mercado audiovisual. Para alcançar estes objetivos, o Telas promove atividades que vão além do ambiente acadêmico, como intercâmbio com a sociedade através de palestras, cursos e eventos específicos, e parcerias com instituições privadas. Assim, por meio de ações que unem a teoria e a prática, o Telas pretende formar profissionais preparados para a realidade atual do mercado audiovisual que se encontra em expansão no Brasil e no mundo. O projeto, assim, tem como objetivo suprir a demanda de atualização profissional dos trabalhadores do audiovisual de maneira ágil, em resposta às mudanças contínuas e rápidas do mercado, que o espaço da sala de aula ainda não está preparado para atender. As ações do núcleo de produção e estudo do audiovisual, o Telas, são fundamentais para o curso de Estudos de Mídia, tendo em vista que fundamentam um dos três eixos que estruturam o curso: o de Produção em Linguagens Audiovisuais.